“… llegaron del oriente a Jerusalén unos sabios, preguntando: -¿Dónde está el rey de los judíos que ha nacido?, pues su estrella hemos visto en el oriente y venimos a adorarlo.” (Mateo 2,1b-2)

La estrella, al igual que los ángeles, fueron señales de la llegada del Mesías al mundo. Señales que estaban allí, al alcance de todos, pero que necesitaron la contemplación y la decisión de los personajes (sabios en el caso de la estrella, pastores con respecto a los ángeles) para ir al encuentro de ese niño común que a la vez era el mismo Dios.

¿Cuántas veces hoy en día miramos al cielo para ver amaneceres, atardeceres, estrellas, lunas… señales? Hoy parece que no tenemos tiempo para esas cosas…

Tenemos a mano, y en la mano, otras señales que buscan comunicarnos. Comunicarnos noticias buenas y a veces no tan buenas, comunicarnos con los demás, encontrarnos, compartir, luchar por un mundo mejor. Aunque, al igual que los pastores y los sabios, todo depende de que las veamos, de lo que hagamos frente a ellas.

También hay que considerar que las señales, nos señalan, nos indican hacia alguien o algo, que es lo que verdaderamente importa. Tal vez muchos vieron “esa estrella” que siguieron los magos, y se quedaron mirándola sin imaginar hacia donde podía llevar. Tal vez muchos vieron los ángeles, pero a diferencia de los pastores que se pusieron en marcha en busca del niño, se quedaron sólo mirando. Tal vez tenemos en nuestras manos muchas señales y no nos damos cuenta lo que quieren decir, a que apuntan. O tal vez lo sabemos y no nos animamos a levantar la mirada para encontrarnos con lo que verdaderamente importa: un niño en pañales que está junto a su madre con los brazos abiertos para darnos vida plena.

Pastora Mónica Hillmann


Una respuesta a “UNA ESTRELLA EN EL CIELO, UNA SEÑAL AL ALCANCE DE TODOS Y TODAS”

  1. Vander Vieira dice:

    Pr . Vander Vieira dice:
    Tu comentario está pendiente de moderación
    11 enero, 2017 a las 10:51
    “Temos mão e mão, outros sinais que procuram se comunicar. Comunicar uma boa notícia e não tão bom, comunicar com os outros, encontrar, compartilhar, lutar por um mundo melhor. Embora, como os pastores e os sábios, tudo depende de nós para ver, o que fazemos contra eles.”
    Pastora Monica Hillmann.
    O Que é a Igreja?
    Igreja. Vemos esta palavra por toda a parte. Algumas pessoas (Ministros, Padres, Pastores…) usam “igreja” para descrever um belo edifício no centro de uma praça proeminente. Outros a usam para descrever uma organização religiosa mundial, completa com regiões, áreas, prebitérios, distritos e dioceses.
    Algumas vezes a Bíblia usa a palavra “igreja” no sentido universal, isto é, para falar de todo o povo que pertence a Cristo, não importa de onde ele possa ser. Jesus falou da igreja deste modo: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18). Ele não está falando apenas de uma congregação local, nem está falando de uma organização ou instituição mundial. Ele está falando de pessoas, pedras vivas, construídas sobre Jesus Cristo, a fundação sólida. Paulo falou da igreja, neste mesmo sentido universal, quando escreveu: “…Cristo é o cabeça da Igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo” (Efésios 5:23). Jesus é o cabeça sobre todos aqueles que o servem, todos aqueles lavados e purificados de seus pecados (Efésios 5:26).
    Hoje em dia, digo, hoje mesmo, agora, neste momento….se pararmos para fazer uma breve reflexão, chegaremos a uma conclusão de quanto a Igreja de Cristo é maltratada, ofendida, ignorada, excluída do seio das grandes denominações, presbitérios..prédios, galpões, etc….que se auto denominam a “igreja de Cristo..estas que se cercam de tantos estatutos….que na realidade impedem que a Igreja de Cristo entre. Jesus Cristo, chamou pessoas simples e de pensamento elevado para semear sua palavra de Vida simples, e, Vida Eterna….Hoje a escolha é feita através várias reuniões…sínodos..concílios ,,,,etc…para chegarem a uma unanimidade..”ele(a) é vocacionado(a), tem chamado de Deus ou não!!??..Chamado de Deus é algo muito particular…como alguém, vai concluir se sou..se alguém é chamado ou não por Deus?
    Quem move a Igreja? É o Espírito que move a Igreja, ou a igreja que move o Espírito?
    Perceba…!!! Hoje tem certas igrejas que não são de Jesus Cristo, mas sim igrejas…dispensam, exclui, ignoram, dificultam.., essas igrejas na realidade são verdadeiras casas de vendas de indulgências…e, quando chega…digo quando chega é porque….sabemos que dificilmente encontramos “igrejas” que fazem o que realmente é pra ser feito…! A ovelhinha vai ao encontro da palavra de Cristo, mas infelizmente é barrada pela cerca de proteção do “bom rebanho”…..os ofendículos..aquilo que chamamos no Direito…Os ofendículos consistem em artefatos não intelegíveis utilizados para resguardar o patrimônio como cacos de vidro sobre os muros, eletrificação, arame farpado, etc….Daí percebemos….que hoje em dia são poucos que realmente veste a camisa de Cristo….cuida realmente como deve ser cuidado a Igreja de Cristo.
    Ahhh…….cuidado com os ofendículos…pois existem muitos espalhados por ai…..
    Mamon é um termo, derivado da Bíblia, usado para descrever riqueza material ou cobiça, na maioria das vezes, mas nem sempre, personificado como uma divindade. A própria palavra é uma transliteração da palavra hebraica “Mamom” , que significa literalmente “dinheiro”.
    Pr. Vander Vieira….alguém que está vestindo a camisa Valdense aqui no Brasil….Talvez um dia quem sabe alguém dai fala comigo.